Novo artigo do Grupo

Artigo com título “Pós-colheita de plantas medicinais” será publicado no Informe Agropecuário editado pela EPAMIG.

Resumo: O cultivo de plantas medicinais é uma ótima alternativa para diversificar a produção de agricultores familiares. Além disso, há incentivo federal (Relação Nacional das Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde) e estadual (o Componente Verde da Rede Farmácias de Minas, por exemplo), com o objetivo de promover o uso racional e sustentável da biodiversidade e a disponibilização de plantas medicinais e fitoterápicos no Sistema Único de Saúde. A qualidade do material vegetal é obtida durante todo o processo produtivo, desde a identificação botânica, escolha da espécie, época e local de plantio, sistema de cultivo adequado (orgânico ou agroecológico), manejo e/ou tratos culturais, determinação da época e dos cuidados na colheita e, finalmente, o processamento pós-colheita (secagem e armazenamento). Neste contexto, é muito importante realizar todo o processo cuidadosamente e utilizar as tecnologias adequadas para cada espécie medicinal, visando preservar os constituintes químicos de interesse terapêutico. A pós-colheita consiste num conjunto de processos realizados que visam preservar sua qualidade adquirida pelas técnicas adequadas de cultivo, para aumentar seu período de conservação. Ressalta-se que não é possível melhorar a qualidade do produto por meio do processamento pós-colheita, mas sim minimizar sua perda e preservar os compostos bioativos de interesse medicinal. A EPAMIG, em parceria com outras instituições de pesquisa, tem desenvolvido e aprimorado tecnologias do cultivo à pós-colheita de plantas medicinais, contribuindo para a segurança do uso terapêutico e da qualidade fitoquímica do material vegetal disponibilizado à população.

Palavras-chave: Armazenamento. Embalagem. Qualidade fitoquímica.